Regina Elena Mesquita mezzo-soprano (Brasil)

Dona de um registro de mezzo-soprano de superior qualidade, Regina Elena Mesquita tem se destacado, ao longo sua brilhante carreira, em contudentes interpretações nos principais papéis dos repertórios sinfônico e operístico, bem como em importantes recitais de música de câmera.

Seu repertório abrange desde o Barroco até a Música Contemporânea, incluindo os clássicos da Broadway. Dentre as óperas que já interpretou destacam-se Cavalleria Rusticana, Aida, Cosi fan Tutte, Dido e Aeneas, Orfeu e Eurídice, O Chapéu de Palha de Florença, O Morcego, Il Tabarro, Suor Angélica, Gianni Schicchi, Carmen, Trovatore, Sansão e Dalila, Eugene Oneguin, Jenufa, Falstaff, Candide (Bernstein), Hansel und Gretel, Siegfried.

Fazem parte também do seu repertório as obras Os Sete Pecados Capitais e a Ópera dos Três Vinténs, ambas de Kurt Weill, além de ter interpretado Virginia na primeira audição mundial da Ópera “O Anjo Negro”, com música de João Guilherme Ripper, baseada na obra homônima de Nelson Rodrigues (Centro Cultural Banco do Brasil, julho de 2003).

Dos concertos sinfônicos podemos destacar a Nona Sinfonia e a Missa Solemnis de Beethoven, a Segunda Sinfonia, a Canção da Terra, Kindertotenlieder de Mahler, a Missa da Coroação e o Requiem de Mozart, a Rapsodia para contralto e coro masculino de Brahms, o Requiem de Verdi, a Petite Messe Solennelle e o Stabat Mater de Rossini,o Te Deum de Kodaly, o Stabat Mater de Dvorak, o Stabat Mater de Pergolesi, o Alexander Nevsky de Prokofiev, o Amor Brujo de De Falla.

Teve como professores de canto no Brasil: Herminia Russo, Marcel Klass e Leilah Farah. Nos Estados Unidos fez interpretação musical no Center of the Performing Arts e com Mariana Kristos (Connecticut). Atualmente recebe orientação musical e de repertório da Profa. Helly-Anne Caran.

Premiada duas vezes pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em 1988 e 1992, ganhou ainda o Prêmio de Melhor Cantora Brasileira no XII Concurso Internacional de Canto do Rio de Janeiro e em 1996 foi agraciada com o I Prêmio Carlos Gomes, como melhor solista de Música Erudita, concedido pela Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo.

Desde 1997 é Coordenadora Artística das Séries Gratuitas do Teatro Municipal de São Paulo, a saber: Concertos do Meio Dia, Vesperais Líricas, Quintas Musicais, Terças no Museu e Gente Fina – A MPB no Municipal.

Regina Elena Mesquita está na programação da Série Alphaville e Concertos Dominicais 2004.

versão para impressão